Nutrição

O Papel da Nutrição

O Nutricionista é um profissional de saúde que se compromete em divulgar os conhecimentos na área das ciências da nutrição, em prol da saúde e do bem-estar da população, e onde a alimentação desempenha um papel fulcral, com implicações fisiológicas, culturais, sociais e económicas.

Sejam crianças ou jovens, grávidas, adultos, desportistas ou seniores, a nutrição é uma ciência que se foca nas necessidades nutricionais específicas para cada faixa etária, e estuda os alimentos e nutrientes na sua relação com a saúde ou doença nos processos do organismo.

A alimentação é a ação de fornecer energia e nutrientes para o crescimento e manutenção do organismo, contribuindo para um bom estado de saúde físico e mental. O consumo de alimentos, quer ao nível da quantidade, quer ao nível da qualidade, tem um papel de elevada importância para evitar a ocorrência de carências ou excessos alimentares, e, assim, melhorar o estado de saúde.

Segundo os princípios da alimentação saudável, esta deverá ser Completa, Equilibrada e Variada, ou seja, o consumo de alimentos com teores elevados de nutrientes que o nosso organismo necessita deverá ser a regra para o nosso dia-a-dia; os alimentos ricos em nutrientes menos importantes para o nosso organismo, deverão ser consumidos excecionalmente.

TOP